Chemobrain


Esquecimento e dificuldade de concentração são frequentes no câncer


Alteração de memória, dificuldade de concentração, e redução velocidade de processamento são muito comuns em pacientes em quimioterapia. O termo chemobrain implica que essas alterações seriam secundárias apenas a quimioterapia. O termo mais adequado seria algo como “sintomas cognitivos associados ao câncer e ao seu tratamento”.


Porém, estudos recentes tem mostrado que tanto o câncer quanto o seu tratamento (quimioterapia, radioterapia, cirurgia, hormonioterapia, corticoides, etc) podem causar alterações cognitivas, ou seja, de raciocínio. Além disso, pacientes com câncer frequentemente apresentam outras condições que podem piorar esses sintomas, como: alterações de sono, depressão, isolamento social, desemprego, alterações hormonais.


E isso é bastante frequente, 1 em cada 2 pacientes durante o tratamento. E após o tratamento, 1 em 4 persistem com esses sintomas.


E tem tratamento? Sim. Mas primeiro é necessário avaliar outros fatores que possam estar causando/piorando esses sintomas. Com a ajuda de um Fisiatra, pode-se elaborar um plano de Reabilitação Cognitiva, que pode envolver Psicólogos, Fonoaudiólogos, Terapeutas Ocupacionais, além de técnicas de Medicina Integrativa. Em alguns casos pontuais, pode-se considerar também o uso de medicação para auxiliar esse processo.


13 visualizações

© 2018 DrVictorLeite.com - Todos os direitos reservados.