Canabinóides e Câncer



Esse é um tema bastante polêmico, mas que tem gerado cada vez maior procura pelos pacientes. Em relação aos problemas tratados pelos Fisiatras, os canabinóides podem ser uma opção de tratamento para os casos de Dor, Espasticidade, e Náuseas.


Dentre os canabinóides mais usados, o canabidiol e o THC são os mais importantes. Em geral, os canabinóides não são a 1ª opção de tratamento nesses casos. Optamos por medicações que já tem um histórico de uso médico mais longo, que também são medicações com maior evidência da sua eficácia. Os canabinóides, apesar de serem extraídos de uma planta, também tem efeitos colaterais, como qualquer medicação.


Alguns pacientes perguntam sobre possíveis riscos de fumar a Cannabis. Devido a ausência de regulamentação e controle na produção da Cannabis, existe o risco dessa planta conter esporos de fungos, o que pode gerar infecções respiratórias, principalmente em pacientes com o sistema imune frágil. Além disso, devido a variabilidade entre as plantas, não se tem controle da dose administrada (ou % de THC e canabidiol).


Portanto, recomendo procurar um Fisiatra para o manejo de Dor e Espasticidade. Ele poderá explicar as opções terapêuticas para o paciente, e junto dele, elaborar um plano de tratamento.

0 visualização

© 2018 DrVictorLeite.com - Todos os direitos reservados.